A Filosofia do Karatê

Existe uma filosofia do karatê?

A melhor resposta para essa questão foi dada por um professor japonês a um neófito. Ao ser indagado diretamente sobre quando ele, o neófito, iria começar a aprender a “filosofia do karatê”, o sábio mestre respondeu: “Você já começou”. Atónito, o aluno não parou para refletir e retorquiu com certa prepotência: “Então, devo ter faltado nessa aula, pois eu ainda nada sei sobre a filosofia do karatê”.

E o professor, pacientemente, disse: “Treine e um dia você vai saber”.

Essa é a filosofia do karatê: o treinamento, a prática, a persistência de procurar sempre a resposta para essa pergunta. O buscador sincero, que se interessa em saber qual a filosofia do karatê, terá que percorrer um longo e árduo caminho na sua procura pela resposta. E com isso aprenderá persistência e tenacidade. Terá de enfrentar difíceis provas e testar sua coragem. E com isso aprenderá o autoconhecimento, investigando seu interior e conhecendo suas próprias fraquezas, tentando sempre superá-las.
Conhecerá uma satisfação interior, sincera, plena, fruto da percepção de que está contribuindo para o aprimoramento e desenvolvimento dos outros.

LAERTE FERRAZ

 

Notícias

As últimas notícias da associação Wado-Kai você pode ver aqui ou em nosso aplicativo

Entre em contato