Karatê, A Arte Como Esporte

O que é Karatê?
Como podemos defini-lo?

Karatê é uma arte-marcial japonesa. É uma forma de luta, na qual o praticante utiliza seu próprio corpo, mãos, pés, cotovelos e joelhos, como arma.

A palavra Karatê é uma palavra composta que traduzida do japonês, significa “mãos vazias”, isto é, sem armas.

O Karatê é “Budô”.

Budô é uma palavra japonesa que significa: “O caminho das Artes Marciais”. Para os orientais, trilhar um caminho significa a busca inatingível da perfeição. Karatê-dô, o caminho das mãos vazias.

O Karatê busca o equilíbrio físico e espiritual, Por outro lado, dota o praticante de um grande auto controle de seus atos. Desenvolve além de tudo as qualidades interiores; persistência, determinação e confiança.

O Karatê não se aprende em alguns anos. Não é como um curso normal acadêmico. Disse uma vez um Mestre a um discípulo ao receber a faixa preta: “O Karatê começa agora, você está em condições de começar a aprender”. Não há limite de aprendizado, a arte de lutar como todas as outras artes não tem limites.

Karatê não é somente um esporte, é acima de tudo uma Arte, uma Arte Marcial, onde envolve o treinamento físico, mental e espiritual, que é assimilado pelo praticante por si próprio, durante muito tempo de treino. O lutador precisa ser rápido, ágil, agressivo na hora certa e saber, o que é o principal, até onde vão seus limites. Acreditar e saber o que e quanto você pode fazer é o mais importante. Nunca temer e nem demonstrar cansaço para o adversário. Deve-se ganhar o combate com “Ki”, isto é, no olhar, o olhar não pode ser morto, tem que ser penetrante. “Quem teme perder já está vencido”
Com a prática do Karatê, o atleta vai sentir ao longo dos treinamentos um maior controle sobre seus atos, seus movimentos, seu corpo. Vai adquirindo a paz interior, e poderá entrar em equilíbrio com o Universo. O praticante vai sentir na própria vida, um poder que em potencial todos temos, mas poucos conhecem: estar em harmonia. Em consequência disto, os momentos de nervosismo serão facilmente controlados, sentimentos de inferioridade ou superioridade, e os complexos deixarão de fazer parte do praticante sério e dedicado. Nos adolescentes isso ajuda a definir com mais firmeza a personalidade ainda que em formação. Dessa forma, o Karatê, antes de aumentar a agressividade, faz com que seu praticante seja mais consciente de seus atos.

O Esporte O Karatê é também um esporte. Um esporte paralelo, pois desenvolve o atleta tanto do lado direito, como do lado esquerdo. O preparo físico do Karatê desenvolve os reflexos, a velocidade, agilidade, flexibilidade, resistência e força. O lutador tem que ser ao mesmo tempo forte e veloz. Os reflexos devem ser apurados mediante treinamentos específicos.

Nos Estados Unidos foi feita uma pesquisa com alguns lutadores de Karatê, que consistia em analisar as frequências cerebrais do lutador durante um combate. Filmou-se várias lutas e paralelamente obteve se o gráfico das frequências cerebrais. Notou-se que o lutador “percebia” o golpe do adversário antes mesmo de ser dado, permitindo com isto que ele tivesse condições de defender e contra-atacar antes mesmo que fosse atingido pelo golpe de seu oponente. Muitos estudiosos admitem que os lutadores de Karatê, têm a facilidade de entrar na frequência cerebral em que a pessoa fica com capacidade de “perceber” essas intenções dos adversários até mesmo sem olhar diretamente. Este é um dos objetivos da luta, sentir o golpe antes dele ser desferido. Muitas vezes isto ocorre automaticamente, sem você perceber.

CARLOS MARTINEZ

Notícias

As últimas notícias da associação Wado-Kai você pode ver aqui ou em nosso aplicativo

Entre em contato